Fundada em dezembro de 2000, a Dispositivos Semicondutores Discretos Ltda - DSD - é o resultado de uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi -IEL/FIEMG e o Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - através do engajamento de alguns de seus cientistas no desenvolvimento e otimização de dispositivos semicondutores.
A DSD desenvolve e fabrica dispositivos opto-eletrônicos. O principal produto é o fotoresistor (LDR) baseado em sulfeto de cádmio (CdS). O LDR DSD é um sensor de luz de excelente linearidade e sensibilidade, apresentando uma resposta espectral semelhante à do olho humano, o que o torna ideal como sensor em relés fotoelétricos, fotômetros de câmaras fotográficas, monitores de chama em queimadores de gás, sensor crepuscular para automóveis, etc.
Em meados de 2004 a DSD estabeleceu uma parceria com a empresa eslovena Balder Optoelectronic Elements and Measuring Systems Ltd, que atua no setor de dispositivos eletro-ópticos baseados em cristais líquidos (LCD). O principal produto dessa parceria é o filtro de cristal líquido para máscaras automáticas de solda. |